Fetiesc

71 ANOS: FETIESC comemora aniversário de fundação com reinauguração da sua sede

Uma cerimônia especial que reuniu autoridades e sindicalistas nacionais e internacionais marcou o aniversário da entidade

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Líderes sindicais de vários estados do Brasil e também da Argentina lotaram o auditório da sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), em Itapema (SC), numa cerimônia especial alusiva aos 71 anos de fundação da entidade, comemorado nesta terça-feira (12/12). 

O presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, conduziu a cerimônia e entregou as reformas da sede, da pousada e do restaurante. Na ocasião, Martini destacou as investidas das forças neoliberais nos últimos anos – representadas pelos governos de Temer e Bolsonaro para a destruição do movimento sindical brasileiro, tanto moral quanto economicamente. “Estamos aqui por um fio de navalha! Se perdêssemos a eleição de Lula ninguém estaria aqui porque Bolsonaro iria nos destruir. A maldade dele foi tão grande que hoje a classe trabalhadora nos rejeita. A mídia fala mal de nós o tempo todo. Como vamos reconquistar a confiança do trabalhador e da trabalhadora e mostrar para eles que nós estamos na sua defesa?”, questionou o presidente da entidade durante a cerimônia de reinauguração. Como resposta ao seu questionamento, Martini encorajou as lideranças presentes a se envolver no processo eleitoral de 2024, apoiando e votando em candidatos que representam os interesses da classe trabalhadora. 

O Desembargador Dr. José Ernesto Manzi, do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC), prestigiou o evento, oportunidade em que manifestou que a reforma da sede da FETIESC é fruto do excelente do trabalho conduzido por Martini que, conforme ele se tornou em exemplo e referência para o sindicalismo brasileiro, além do suor dos trabalhadores e das trabalhadoras das indústrias do Estado. 

A cerimônia também  foi o primeiro ato em que Paulo Eccel participou como Superintendente do Ministério do Trabalho em Santa Catarina, após ter sido desligado para concorrer à prefeitura de Brusque. 

Para Eccel, o evento celebra 71 anos de histórias que têm ressonância com aquilo que acontece no dia a dia do chão de fábrica com os trabalhadores e trabalhadoras. Segundo ele, num governo normal que prioriza aquilo que importa na vida das pessoas, o Ministério do Trabalho tem o movimento sindical como um parceiro preferencial. “O equilíbrio é o caminho, tem que ser a nossa busca. O que pulsa no coração do capital? O número. O capital não tem sentimento, quem tem sentimento é o lado de cá que busca a justiça social e a solidariedade. Nossa tarefa é a busca deste equilíbrio com o capital, e só conseguimos isso com a luta, não apenas com conversas em gabinete. A rua é fundamental para se contrapor a essa relação de forças tão nefasta. Equilíbrio para nós é luta!”, destacou o superintendente. 

Por seu turno, o prefeito em exercício do município de Itapema, João Emmel, manifestou toda a importância da FETIESC para com os rumos do município. Lembrou da eleição do assessor de formação sindical da entidade, professor Sabino Bussanello, como prefeito de Itapema entre 2006 e 2012, e sua importância para o desenvolvimento do município. “Este é um lugar sagrado para a tomada de decisões políticas da nossa cidade. Daqui saiu o melhor prefeito de Itapema. Este recinto sagrado se constituiu em um laboratório de ideias e de decisões. Aqui não apenas se luta em favor da classe trabalhadora, mas a favor da sociedade como um todo”, declarou o prefeito em exercício. 

Após a cerimônia que marcou os 71 anos da federação foi servido um almoço aos convidados. 

#FETIESC #LiderançasSindicais #AniversárioFETIESC #IdemarMartini #MovimentoSindical #ForçasNeoliberais #Temer #Bolsonaro #Eleições2024 #ClasseTrabalhadora #Confiança #Reinauguração #TRTSC #JoséErnestoManzi #HistóriaSindical #PauloEccel #MinistérioTrabalhoSC #Equilíbrio #LutaSindical #Solidariedade #Itapema #JoãoEmmel #DesenvolvimentoMunicípio #SabinoBussanello #PrefeitoItapema

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc