Fetiesc

JANEIRO BRANCO: Um mês dedicado à saúde mental

Dados indicam que o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo

Clique aqui para seguir o canal do Fetiesc Informa no WhatsApp

Conforme a Lei 14.556, sancionada em 2023 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de 2024, em todo mês de janeiro serão realizadas campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, com foco especial na prevenção à dependência química e ao suicídio. As ações abordarão a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas.

Neste contexto, dados indicam que o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Diante disso, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), abordará essa temática durante todo o mês de janeiro, tanto por meio de seu portal quanto das suas redes sociais, de modo a conscientizar a classe trabalhadora da indústria catarinense sobre a importância da saúde mental. 

Para o presidente da federação, Idemar Antonio Martini, ao dedicar um mês inteiro à saúde mental, o Janeiro Branco proporciona uma oportunidade valiosa para reflexão, conscientização e ação. “Ao encorajar conversas honestas e a busca por ajuda quando necessário, a campanha contribui para um ambiente mais compreensivo e acolhedor em relação às questões psicológicas, promovendo, assim, o bem-estar emocional de todos”, explica.

Martini também pede o engajamento de todos nas redes sociais, podendo compartilhar mensagens de apoio, informações sobre saúde mental e experiências pessoais que contribuem para a construção de uma comunidade mais solidária. “Uma das metas centrais da campanha é reduzir o estigma em torno das doenças mentais, encorajando as pessoas a buscar ajuda sem receios ou julgamentos”, explica o presidente.

Neste mês, por meio de suas publicações, a FETIESC promoverá discussões sobre o impacto da saúde mental no ambiente de trabalho, estimulando empresas a implementarem práticas que promovam o bem-estar emocional dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas.

#JaneiroBranco #SaúdeMental #Conscientização #PrevençãoDependênciaQuímica #PrevençãoSuicídio #Lei14556 #BemEstarEmocional #FETIESC #MêsConscientização #BrasilAnsioso #Reflexão #Ação #Solidariedade #StigmaSaúdeMental #ComunidadeConsciente #EngajamentoRedesSociais #BemEstarTrabalho #AmbienteSaudável #ClasseTrabalhadoraSC #ConversasHonestas #BuscaPorAjuda #Compreensão #Acolhimento #ReflexãoSaúdeMental #MentalHealthAwareness #FETIESC2024 #PromoçãoHábitosSaudáveis #AmbientesSaudáveis #PrevençãoDoençasPsiquiátricas

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc