Fetiesc

25 anos da UBM é Comemorado em Santa Catarina e Secretaria da Mulher da Fetiesc é homenageada

Os 25 anos de lutas e conquistas da União Brasileira de Mulheres (UBM) foram comemorados, no início da noite desta terça-feira (06.08.2013), em um ato solene promovido pela deputada Angela Albino, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além da deputada, participaram da cerimônia a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Florianópolis e vice-presidenta do Conselho Estadual, Sheila Sabag; a vice-presidenta Nacional da União dos Negros pela Igualdade, Estela Maris Cardoso; os vereadores por Florianópolis Tiago Silva (PDT) e Ricardo Vieira (PCdoB); e a coordenadora-geral da UBM-SC, jornalista Clarissa Peixoto. Representantes de dezenas de entidades de defesa dos direitos das mulheres estiveram presentes e foram homenageadas pela UBM catarinense.

“Há 25 anos começava uma luta organizada contra a opressão, o machismo, a homofobia e o racismo. Essas mulheres lutam contra a submissão, a invisibilidade. Os sentimentos femininos vão mudar a sociedade, nós temos um objetivo, construir um mundo mais justo e mais fraterno. Lutamos por um Brasil onde os homens e as mulheres sejam iguais, lutamos por um país em que a desigualdade fique para trás”, disse a deputada.

“A UBM nasceu em um momento democrático, nesses 25 anos cumpriu um papel contra a opressão coletivamente, porque a luta é coletiva e esperamos construir uma sociedade mais igual e mais justa”, ressaltou Clarissa, coordenadora-geral da UBM-SC.

 HOMENAGEADAS – As entidades homenageadas pela UBM-SC foram: Casa da Mulher Catarina; União dos Negros pela Igualdade – UNEGRO; Instituto Arco Íris de Direitos Humanos; Estrela Guia Associação de Profissionais do Sexo; Instituto de Estudos de Gênero – IEG; Secretaria de Mulheres da FETIESC; Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas – MTTU; Movimento de Mulheres Camponesas – MMC; Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC; Associação em Defesa dos Direitos Humanos – Adeh; Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

 A FETIESC, através da Secretaria da Mulher recebeu placa alusiva aos 25 de fundação da UBM, pelo indiscutível serviço que presta às mulheres de Santa Catarina e de forma especial para as trabalhadoras que são representadas sindicalmente pelos sindicatos filiados a Fetiesc, tendo a companheira Elfi Lemke, Secretária da Mulher da Fetiesc recebido a honraria em nome de todas as trabalhadoras de Santa Catarina e da direção da Fetiesc.

 Também prestigiaram o evento comemorativo da fundação da UBM o companheiro Ednaldo Pedro Antonio (Secretário da Juventude da Fetiesc), a companheira Rosana  Quintino Pereira Fantoni (1ª Tesoureira da Fetiesc) e o Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues (Advogado da Fetiesc).

 A3 A2 A1

Comunicacao

Comunicacao