Aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de abril o 8º Fórum Sindical Sul dos trabalhadores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados, realizado na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. O fórum contou com a presença de aproximadamente 200 trabalhadores e trabalhadoras dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul. A Fetiesc participou com uma delegação de 40 pessoas, todas dos sindicatos filiados à federação de Santa Catarina.
Foram debatidos temas de grande importância ao dia a dia do trabalhador e para o movimento sindical. O encontro iniciou com um bate papo com o Senador Paulo Paim que fez uma reflexão sobre o momento do movimento sindical e comenta sobre sua luta, que de muitas formas, tenta garantir os direitos dos trabalhadores e está convencido que os partidos cumprem um papel fundamental na história da democracia. Diz que “Nós do movimento sindical temos uma força muito grande e que podemos interferir nos problemas deste país”. Lembra ainda da importância de nós trabalhadores começarmos a eleger candidatos do povo, que sejam a voz do trabalhador na política.
No dia 14 os Economistas do Dieese Ricardo Franzoi (RS) e Mairon Edegar Brandes (subseção do Dieese na Fetiesc – SC) fizeram uma análise da conjuntura econômica do Brasil. Em sua apresentação Ricardo diz que “o mercado financeiro vende o pessimismo e esse reflexo é mostrado na mesa de negociação nos argumentos dos patrões”. Mairon passa um dado muito importante para os estados participantes do Fórum Sindical Sul, segundo os dados pesquisados “35% da produção nacional do setor têxtil, calçado, vestuário e couro é dos estados do MS, PR, SC e RS”. Na tarde do mesmo dia o Assessor de Formação da Fetiesc, Sabino Bussanello falou sobre a Inserção do Jovem no Movimento Sindical onde explica que “os jovens devem estar inseridos no movimento sindical e para isso é necessário que as entidades criem e utilizem meios para se comunicar e interagir com a juventude trabalhadora”. Para finalizar este dia o Médico do Trabalho, Roberto Ruiz faz um alerta sobre as doenças do trabalho e afirma que “somente a teoria não serve, temos que avançar e colocar em prática as questões da saúde do trabalhador”.
O último dia do Fórum começou com o painel “Questão de Gênero” onde as painelistas Mia Malafaya e Liege Brussius lembram que “a questão de gênero esta ligada a forma como a sociedade cria diferentes papéis sociais e comportamentos relacionados aos homens e mulheres”. Ressaltam ainda a “necessidade e importância da Criação da Secretaria da Mulher nos sindicatos para informar e dar apoio às mulheres trabalhadoras”. Elfi Lemke, Secretária da Mulher da Fetiesc foi mediadora do painel.
A programação da última tarde do 8º Fórum Sindical Sul iniciou com a apresentação da Pauta Unificada pelo Assessor Jurídico da Fetiesc Jairo Leandro Luiz Rodrigues e pelos trabalhos em grupo para tirar as deliberações para o próximo fórum. Todas as federações, desde a criação do Fórum, entendem a importância da unificação para a evolução das negociações coletivas e, este assunto, tem sido pauta nas últimas edições do evento.
A Fetiesc agradece a presença de todos os sindicatos filiados e pela participação enriquecedora nos debates do fórum. Sabemos que há muito que ser melhorado ainda e o Fórum abre esta janela para a discussão e aprimoramento das pautas do movimento sindical.
VEJA AS FOTOS ABAIXO: