Fetiesc

MOVIDA 2023: FETIESC organiza seminário em defesa da vida, saúde e segurança da classe trabalhadora

O evento será realizado de maneira remota, na manhã de 28 de abril

Com o tema ‘Quando o trabalho adoece’ a Secretaria de Saúde do Trabalhador, da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), conjuntamente à sua assessoria está organizando a realização de mais um evento do Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense (MOVIDA).

Acessível a todos os trabalhadores do Estado, o Seminário sobre saúde e segurança da classe trabalhadora, será realizado na manhã de sexta-feira, dia 28 de abril, com início às 9h,  via videoconferência. Nesta data é celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

O seminário contará com a participação do médico do trabalho, Roberto Ruiz e da Deputada Estadual Luciane Carminatti (PT/SC), os quais destacarão a importância de o movimento sindical se manter mobilizado com vistas a conscientizar a população trabalhadora sobre a importância e da saúde e segurança no trabalho, considerando-se que entre 2012 e 2022 foram registradas mais de 25 mil mortes de trabalhadores no ambiente laboral, além de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT). 

Diante a relevância da data, o Secretário de Saúde do Trabalhador da FETIESC, Gabriel Fantin, adverte que a saúde e a vida do trabalhador estão sendo ceifadas na linha do trabalho, sendo que o MOVIDA deve chamar a atenção da sociedade e das entidades políticas sobre o fato de que o trabalhador está adoecendo, sem despertar o interesse das autoridades competentes.

Para ele, a FETIESC tem alcançado alguns avanços nesta luta, dentre as quais destaca as inúmeras cartas de intenções encaminhadas à categoria política e ao Ministério do Trabalho, além de ações de sensibilização da população catarinense de modo a frear o número de acidentes de trabalhos e doenças ocupacionais. “O papel do MOVIDA é chamar a atenção da classe política, da sociedade e do trabalhador de que a vida tem que ser preservada em primeiro lugar, porque esse é o bem mais precioso que se tem”, finaliza Fantin.

Ainda sobre o seminário do dia 28 de abril, o assessor de formação da federação, Sabino Bussanello, enfatiza a importância de todos os sindicatos associados estarem representados – mesmo que de forma remota – para que, mais uma vez, se demonstre a importância de os dirigentes sindicais insistirem na luta pela vida dos trabalhadores.  O evento é gratuito e estará aberto à comunidade em geral. 

Para participar acesse: https://meet.google.com/foq-sivh-vxm

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc