Fetiesc

ANIVERSÁRIO: Solenidade marca os 90 anos do SINTRAFITE Brusque 

 

O sindicato conta com 13,5 trabalhadores associados e é um dos movimentos mais duradouro de Santa Catarina

Na manhã deste domingo (07/05), dirigentes e associados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tinturaria, Tecelagem e Assemelhados de Brusque (SINTRAFITE), realizaram uma solenidade alusiva aos 90 anos de atuação sindical. O evento aconteceu no auditório da sede do sindicato, em Brusque, e contou com a presença de lideranças sindicais e políticas. A FETIESC esteve representada pela tesoureira e coordenadora do Fórum Sindical de Brusque, Marli Leandro; pelo seu secretário geral, Ednaldo Pedro Antonio; pelo assessor jurídico, Jairo Leandro Luiz Rodrigues;  e pelo conselheiro fiscal Valdírio Vanolli.

Atualmente, o número de trabalhadores na base é de aproximadamente 13 mil trabalhadores, porém o sindicato possui em torno de 13,5 trabalhadores associados, tanto da ativa quanto aposentados. 

Na solenidade alusiva ao jubileu, o presidente do SINTRAFITE, Aníbal Boettger, relembrou um pouco da trajetória sindical, em que muitas lutas foram travadas. Inicialmente destacou as três primeiras greves, de 1952, motivadas pelo não cumprimento, por parte das empresas, de uma decisão judicial a respeito de um processo trabalhista que tratava do reajuste salarial. 

Além disso, em 1984, a história do SINTRAFITE foi marcada pelo movimento dos fiandeiros que lutaram por melhores salários e condições de trabalho, luta essa que teve como resultado um reajuste salarial de 25%. Já em 1986, a mobilização da classe trabalhadora, organizada em uma nova greve, foi capaz de garantir 20% de aumento salarial. “Já nos anos seguintes tivemos outros movimentos para garantir direitos dos trabalhadores, reajuste salarial e manutenção de direitos adquiridos”, destacou Boettger. 

Ainda de acordo com o presidente, o SINTRAFITE tem buscado de forma incessante melhorar a vida dos trabalhadores têxteis e de seus familiares e avalia que é somente com a participação desses trabalhadores associados é que o sindicato será capaz de dar sequência às conquistas de longos anos. 

“Com o apoio de todo o grupo da diretoria é que a gente administra essa importante entidade em prol desse público, que são nossos associados e seus dependentes. temos uma equipe formada por 92 funcionários, a quem deixo meus agradecimentos, porque sem eles com certeza essa entidade não poderia ser o que é hoje. O centenário está próximo, então rumo aos 100 anos e viva o SINTRAFITE”, ressaltou Boettger.

Representando a FETIESC, o secretário geral Ednaldo Pedro Antonio se solidarizou com os 90 anos ressaltando a importância da entidade para o movimento sindical brasileiro e para a própria federação que na ocasião entregou à diretoria do SINTRAFITE uma placa comemorativa alusiva ao marco nonagenário. 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc