Fetiesc

REFORMA: Ministro do Trabalho provoca os sindicatos para movimentação por novas lutas sociais

Propostas do movimento sindical à Reforma Trabalhista serão apresentadas ao Ministro na quinta-feira (22/06)

Em recente entrevista concedida ao jornalista Jamil Chade, do site UOL, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a revisão da Reforma Trabalhista acontecerá ainda em 2023. 

Conforme Marinho, a reforma perpetrada em 2017 é “trágica” e, por este motivo, o governo vem incentivando empregadores e trabalhadores a dialogar para encontrarem uma proposta de modo que facilite que o Congresso Nacional examine a questão, afinal, entende que  “O perfil de nosso Congresso não é muito simpático a retomar a revisão dessas reformas trágicas que nós tivemos recentemente no Brasil”.

Outra questão defendida pelo governo Lula e comentada por Marinho é que se abra o debate para permitir uma redução da jornada de trabalho no Brasil para 40 horas semanais, proposta que julga ser plenamente factível, porém que entende que “O correto, porém, é nascer isso das lutas sociais. E não simplesmente o governo mandar o projeto de lei propondo isso. Precisa haver um processo de mobilização e por isso minha provocação para os sindicatos”, provoca.

Além disso, o governo também quer que temas como remuneração e jornada de trabalho estejam regulamentadas para os trabalhadores de aplicativos. Marinho entende que a questão da terceirização da mão de obra foi feita de forma muito abrangente e levou a um processo trágico para as relações de trabalho, especialmente no campo. Segundo ele, tal processo também levou a um processo de subcontratações, chegando ao trabalho análogo à escravidão. “Essa ferramenta atrapalhou demais a qualidade dos contratos, das relações de trabalho no Brasil”, avalia.

No próximo dia 22 de junho, às 19 horas, o Ministro participará de uma videoconferência com lideranças sindicais de todo o país, com o objetivo de unificar as propostas urgentes e imediatas para a reorganização da classe trabalhadora e fortalecimento das entidades sindicais. O evento é mais uma ação do Fórum Sindical Ampliado, do qual a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), faz parte. Para participar do evento entre em contato com comunicacao@fetiesc.org.br

Leia a entrevista completa do Ministro em: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/06/08/governo-lula-quer-rever-reforma-trabalhista-ainda-em-2023.htm

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc