Fetiesc

AMÉRICA LATINA: Ministra do Trabalho Emprego e Seguridade Social da Argentina recebe sindicalistas da FESPAM

A audiência aconteceu na tarde desta quinta-feira (24/08), na sede do Ministério, em Buenos Aires

Na tarde desta quinta-feira (24/08), a Ministra do Trabalho, Emprego e Seguridade Social da República Argentina, Raquel Olmos, recebeu os diretores da Federação das Entidades Sindicais de Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose, Papelão, Cortiça, e Artefatos de Papel do Mercosul (FESPAM), que estão reunidos em Buenos Aires.

Na oportunidade, o atual presidente da entidade e também da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, relatou à Ministra a intenção de a FESPAM buscar a inserção de sindicatos de outros países da América Latina a fim de fortalecer a categoria e ter uma pauta de reivindicações ampliada. Atualmente a federação agrega entidades do Brasil, Uruguai e Argentina. 

Os sindicalistas também entregaram à Ministra uma Carta de Compromisso elaborada durante o encontro, por meio da qual apresentam a história de consolidação da instituição e suas intenções de estabelecer parcerias com os governos latino-americanos de modo a inibir o crescimento de ideais neoliberais e contrários tanto ao sistema sindical, quanto das estruturas de proteção social e dos direitos da classe trabalhadora. 

Os membros da FESPAM voltam a se reunir no dia 24 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai, para uma nova reunião com vistas a elaborar propostas políticas e planejar as ações a serem desenvolvidas pela entidade no próximo ano. 

Martini avalia o apoio recebido da Ministra como muito importante e animador para os membros da FESPAM, uma vez que leva a pensarem em um novo sindicalismo, mais integrado e sem fronteiras, de modo que os interesses da classe trabalhadora da América Latina sejam ouvidos e respeitados, afinal, “a história nos prova que é apenas pela união e com luta que a classe trabalhadora conquista algum direito”. 

Além de Martini, integram a delegação brasileira Walter Fogaça, do STI Papel Guaíba; Cintia Ronska, do STI Papel Rio Negrinho e Hamilton de Lima, do STI Papel Três Barras. 

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc