Fetiesc

26 DE AGOSTO: Dia Internacional da Igualdade Feminina

A data tem como intuito celebrar e trazer visibilidade às questões de equidade de gênero e a importância do papel da mulher na sociedade contemporânea

Neste sábado (26/08), a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) se une às comemorações e reflexões pelo Dia Internacional da Igualdade Feminina.

Historicamente, sabe-se que a conquista do voto e de diversos outros direitos da mulher só foi possível graças ao Movimento Sufragista que surgiu no século XIX com o propósito de lutar pela participação feminina na política, implicando que as mulheres tivessem o direito de votar e também de serem votadas.

Este movimento só veio a ganhar força no Brasil no século XX quando, em 1910, foi fundado o Partido Republicano Feminino, pela professora baiana Leolinda Daltro, e doze anos depois, inaugurada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, por Bertha Lutz. Porém, foi apenas em 1934 que o direito ao voto foi concebido às brasileiras, e em 1946 que o voto feminino foi declarado obrigatório, assim como o masculino. 

Nesta data, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, ratifica o compromisso da entidade na formação de lideranças femininas e sua inclusão na vida política, de modo que se portem como defensora dos interesses da classe trabalhadora. 

Conforme ele, a federação haverá de apoiar a disputa de cargos – tanto no legislativo quanto no executivo – por trabalhadoras, nas eleições municipais do próximo ano. “A classe trabalhadora catarinense carece de representantes nos poderes constituídos e isso só garantiremos com a conscientização de toda a classe. Apesar dos avanços, ainda temos um longo caminho para traçar até que a igualdade de gênero seja alcançada na sociedade”, comenta o presidente, lembrando que esta data não serve apenas para comemoração, mas um lembrete do longo caminho que ainda temos a percorrer. 

Alzira Soriano, primeira prefeita de uma cidade da América Latina, em Lajes (RN), no ano de 1929.

Foto: Mundo Educação

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc