Fetiesc

MOBILIZAÇÃO NACIONAL: Em audiência remota, Fórum Sindical Ampliado apresentará proposta de correção da Reforma Trabalhista ao Ministro do Trabalho e Emprego

O evento com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego será realizado no dia 22 de junho, a partir das 19 horas

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Itapema (FETIESC), lidera a organização de um evento em nível nacional para dar continuidade aos esforços do Fórum Sindical Ampliado (FSA) em auxiliar o Governo Federal a corrigir os erros da ‘deforma’ trabalhista de 2017, por meio da qual suprimiram-se os direitos fundamentais da classe trabalhadora e prejudicou o movimento sindical em sua organização de base. 

Esse será mais um importante ato para que as entidades integrantes do FSA façam repercutir em nível nacional as propostas contidas nas minutas tanto do Projeto de Lei (PL) quanto da Medida Provisória (MP), entregues em mãos, em maio passado, ao Ministro Interino do Trabalho e Emprego, Francisco Macena.

As propostas foram obtidas principalmente pelo envolvimento e participação das bases sindicais e possuem um viés técnico que chamou a atenção do Deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC) – o qual mediará o encontro do próximo dia 22 –  “por ter sido o melhor e mais bem elaborado documento que tive acesso, pois contém um olhar jurídico de alteração da legislação de modo que possamos corrigir todo mal provocado pela Reforma à classe trabalhadora. No entanto, esse movimento não pode ficar restrito no sul. É preciso fazê-lo repercutir no país com outras instituições sindicais e garantir a adesão de mais parlamentares”.

Neste sentido, Uczai mediará a audiência pública remota agendada para o dia 22 de junho, das 19h às 21h, na qual o Ministro Luiz Marinho receberá sindicalistas e representantes da Justiça do Trabalho de todo o país, para a apresentação dos documentos elaborados pelo FSA.

A meta, conforme o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, é engajar mais de mil representantes do movimento sindical, de todo o país, para que ratifiquem o apoio à proposta de corrigir a reforma trabalhista. Conforme Martini, os documentos elaborados nas bases sindicais após a eleição de Lula à Presidência da República, apontam uma série de necessidades do sindicalismo e dos trabalhadores da contemporaneidade, uma vez que aglutina as posições convergentes do movimento sindical de modo técnico e juridicamente sustentável.

Todos os que quiserem garantir sua participação nesta reunião podem fazer a inscrição prévia encaminhando e-mail para imprensa@fetiesc.org.br

PROPOSTAS – Em relação às propostas contidas nos documentos já entregues ao Ministro do Trabalho e Emprego, elas consistem tecnicamente em quatro aspectos principais: a constituição da estrutura sindical da classe trabalhadora respeitado o princípio constitucional da unicidade sindical; a homologação de rescisões contratuais pelas entidades sindicais; o reconhecimento da Justiça do Trabalho como o órgão que faz a mediação dos conflitos maiores, garantindo o equilíbrio entre o capital e o trabalho e, por fim, a sustentação das entidades sindicais, inclusive a patronal, estabelecido em assembleia e destinado ao custeio de negociações coletivas de trabalho, que beneficiem todos os integrantes da categoria. 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc