Fetiesc

MOBILIZAÇÃO: Trabalhadoras avaliam a participação na ‘Marcha das Margaridas’

MOBILIZAÇÃO

Evento aconteceu em Brasília na semana passada e reuniu mais de 100 mil mulheres

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) marcou presença na 7ª edição da Marcha das Margaridas, realizada nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, que uniu mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e também das cidades de todas as partes do país, em Brasília. 

Durante dois dias Elfi Lemke, do STI Vestuário Timbó; Marli Leandro, do STI Vestuário Brusque; Juliete Schmitt, do STI Fiação Joinville; Marcela Holz, do STI Vestuário Rio do Sul e Vivian Kreutzfeld, do STI Fiação Blumenau, representaram a mulher trabalhadora da indústria catarinense, na maior ação de mulheres da América Latina.

Nesta terça-feira (22/08), durante a reunião da Diretoria e do Conselho Deliberativo da federação, Elfi Lemke agradeceu a entidade e ao departamento têxtil pela oportunidade de ter vivido “esse momento de esperança. Vimos que a luta não é só da indústria. A gente vê a luta das mulheres em todos os contextos da sociedade, das diversas regiões. Foi uma experiência fantástica, de muito aprendizado e motivação”, relata. 

Corroborando com o exposto, Vivian Kreutzfeld descreveu o evento como uma fonte de ânimo e inspiração das mulheres trabalhadoras para continuarem na luta. “Foi importante a nossa participação neste ato grandioso que se constituiu na maior marcha das Margaridas da história. Trouxemos na bagagem muitas ideias e sugestões que adquirimos no contato com as mulheres de todo o país”, complementa. 

Elfi também ressaltou aos dirigentes sindicais a satisfação em poder ver que o Brasil, após nebulosos tempos, voltou a valorizar as políticas de inclusão das mulheres, tanto na esfera social quanto na política. Conforme ela: “Hoje o governo dá importância para a participação das mulheres nas reformas e na política, combatendo toda forma de violência e investindo em diversos campos que são antigas bandeiras do nosso movimento sindical”, finaliza.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc