Fetiesc
Fotos Crédito: Hélio Alves

Cerimônia de abertura do Fórum Sindical Sul 2023 reúne lideranças sindicais em Campo Grande (MS)

O fórum deste ano foi organizado considerando os ‘‘Desafios e perspectivas do sindicalismo brasileiro no século XXI’

Durante três dias a ‘capital morena’ será o centro de estudos e discussões de lideranças sindicais do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que se reuniram na noite desta quarta-feira (25/10) para a cerimônia de abertura da 15ª edição do Fórum Sindical Sul (FSS 2023). 

Organizado por federações e sindicatos dos quatro estados, o FSS reúne dirigentes e trabalhadores ligados aos departamentos têxtil-vestuarista, os quais têm nesse evento a oportunidade de pautar a discussão de temas atuais relacionados ao movimento sindical e ao mundo do trabalho, além de unificarem a pauta de negociação das categorias de trabalhadores para 2024. O fórum deste ano foi organizado sobre o tema ‘‘Desafios e perspectivas do sindicalismo brasileiro no século XXI’ e conta com a participação de sete  federações e 85 sindicatos dos quatro estados. 

A cerimônia de abertura do evento aconteceu na noite desta quarta-feira (25/10) no salão de eventos do Hotel Campo Grande e foi presidida pela presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FETIEMS), Cleoni Bortolli, anfitriã do evento. A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC) esteve representada pelo seu presidente, Idemar Antonio Martini; e pelo Secretário-Geral, Ednaldo Pedro Antonio, bem como pelos assessores André Bevilaqua, Sabino Bussanello e André Gobbo. 

Na oportunidade, Martini fez um discurso emocionado sobre a situação do movimento sindical, perseguido pelas forças neoliberais que promoveram  a reforma trabalhista de 2017, por meio da qual retiraram direitos da classe trabalhadora, bem como desmantelaram o movimento sindical. Martini também manifestou a sua esperança de que o governo do Presidente Lula atenda à classe trabalhadora. “Acredito que é possível ajudarmos reconstruir esse país de modo a vencermos o ódio, a ganância e o individualismo que   impera nos corações empedernidos”, destacou o presidente da FETIESC ao propor a realização de um evento de nível nacional para fortalecer o movimento sindical e resgatar o protagonismo na luta da defesa dos direitos, da saúde e da vida da classe trabalhadora. 

A deputada estadual Gleice Jane Barbosa (PT-MS), prestigiou a cerimônia e aproveitou a oportunidade para convocar os trabalhadores e líderes sindicais para se candidatarem nas eleições municipais de 2024 e também apoiarem candidatos que tenham verdadeiro compromisso com a luta da classe trabalhadora e com o movimento sindical. 

O FSS 2023 segue até a noite de sexta-feira (26/10), com a presença confirmada do senador Paulo Paim (PT-RS) e da deputada estadual Vanessa da Rosa (PT-SC), dentre outras autoridades envolvidas com a defesa da classe trabalhadora. 

#FórumSindicalSul #FSS2023 #SindicalismoBrasileiro #DesafiosSindicalismo #LiderançasSindicais #NegociaçõesTrabalhadores #MovimentoSindical #UnificaçãoPautaNegociação #Palestras #TrabalhoDigital #EstatutoTrabalho #InserçãoMulheresSindicalismo #RelaçõesGênero #PoderPolítico #ConjunturaPolítica #IntegraçãoLatinoAmericana #DefesaTrabalhadores #IdemarMartini #MarcosVerlaine #PauloPaim #VanessaDaRosa #ErnestoQuiquiTrigo #CampoGrande #MS #SantaCatarina #RioGrandeDoSul #Paraná #MatoGrossoDoSul

Fotos Crédito: Hélio Alves

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc