Fetiesc

EVENTO: 15ª edição do Fórum Sindical Sul inicia nesta quarta-feira

Durante três dias, dirigentes e trabalhadores estarão reunidos em Campo Grande (MS) para a construção de parcerias e a busca de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas organizações sindicais

Nesta quarta-feira, 25 de outubro, inicia-se a 15ª edição do Fórum Sindical Sul, promovido por federações e sindicatos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. 

Durante três dias – entre 25 e 27 de outubro – lideranças sindicais estarão reunidas no auditório do Hotel Campo Grande,  em Campo Grande (MS), debatendo sobre os ‘Desafios e perspectivas do sindicalismo brasileiro no século XXI’. 

A cerimônia de abertura está agendada para a noite desta quarta-feira. Já na manhã de quinta (26/10) acontecerá a palestra com o jornalista,  analista político e assessor do DIAP, Marcos Verlaine, com o tema ‘Análise da conjuntura político-econômica e perspectivas de custeio sindical’. À tarde será a vez da palestra do senador Paulo Paim (PT-RS), que discorrerá sobre ‘O mundo e o Estatuto do Trabalho’. 

Na sexta-feira, dia 27 de outubro, o evento inicia com a palestra da Deputada Estadual catarinense Vanessa da Rosa (PT-SC), sobre a ‘Inserção das mulheres no sindicalismo, nas relações de gênero e nos espaços de poder político’. O evento encerra com a presença do sindicalista Ernesto Quiqui Trigo, presidente do Sindicato das Manufaturas de Couro e Secretário Adjunto da Federação dos Trabalhadores da Argentina da Indústria do Couro e Afins, o qual fará uma ‘Análise da conjuntura política e econômica da Argentina e a integração latino-americana do setor do vestuário, couro e calçados’. 

Conforme o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, o Fórum Sindical Sul é um evento que reúne líderes sindicais, representantes de trabalhadores e especialistas em um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios e perspectivas do sindicalismo brasileiro no século XXI. 

Neste fórum, as vozes das classes trabalhadoras se unem para discutir questões cruciais, como direitos trabalhistas, relações de gênero, conjuntura política e econômica, entre outros temas fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do país. Além disso, o evento proporciona a oportunidade de compartilhar experiências, estratégias e boas práticas entre diferentes estados, enriquecendo o movimento sindical como um todo.

“O Fórum Sindical Sul também é um espaço para a construção de parcerias e a busca de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas organizações sindicais. Ao trazer palestrantes renomados e debates relevantes, o evento contribui para a capacitação e o fortalecimento das lideranças sindicais, que desempenham um papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, explica Martini.

#FórumSindicalSul #SindicalismoBrasileiro #DesafiosSindicalismo #LiderançasSindicais #NegociaçõesTrabalhadores #MovimentoSindical #UnificaçãoPautaNegociação #Palestras #TrabalhoDigital #EstatutoTrabalho #InserçãoMulheresSindicalismo #RelaçõesGênero #PoderPolítico #ConjunturaPolítica #IntegraçãoLatinoAmericana #DefesaTrabalhadores #IdemarMartini #VanessaDaRosa #ErnestoQuiquiTrigo #CampoGrande #MS #SantaCatarina #RioGrandeDoSul #Paraná #MatoGrossoDoSul

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc