Fetiesc

HISTÓRICO: Professora Vanessa da Rosa assume como Deputada Estadual

A sindicalista é a segunda mulher negra da história de Santa Catarina a assumir uma cadeira no legislativo estadual 

89 anos depois de Antonieta de Barros, nesta quinta-feira (19/10) uma deputada negra assume uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Nesta data, a professora Vanessa da Rosa (PT), de Joinville, assume a vaga sucedendo o deputado Padre Pedro, também do PT, que estará de licença por 33 dias. Antonieta de Barros foi eleita em 1934 e foi a primeira negra a ocupar um assento na Alesc. 

Vanessa disputou as eleições em 2022 e recebeu 16,8 mil votos.

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC), avalia este momento histórico como muito oportuno para que a professora possa iniciar discussões e bem representar os interesses das mulheres trabalhadoras, de modo especial as catarinenses negras. 

O presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, lembra que a professora Vanessa, participou de debates de formação política e formação do movimento sindical – atividades essas promovidas pela FETIESC e entidades parceiras – buscando representar ativamente os interesses das mulheres trabalhadoras. 

Martini também destaca que esta conquista histórica da professora espelha a sua luta e também a esperança coletiva do empoderamento feminino e da força da negritude catarinense. “Sua luta e determinação fizeram com que os resultados aparecessem e pudessem vir a público, demonstrando-nos resultados das lutas históricas”, complementa.

Por sua vez, o assessor de formação sindical da FETIESC, professor Sabino Bussanello, reverencia a conquista da colega avaliando esse momento como de um significado imensurável, garantindo a representatividade das mulheres negras e catarinenses nos espaços políticos, na defesa intransigente da educação antirracista, dos direitos e contra a violência das mulheres, do combate à intolerância religiosa e a promoção da igualdade de gênero. 

Na próxima semana, já como deputada, a professora Vanessa será uma das palestrantes da 15ª edição do Fórum Sindical Sul que acontece em Campo Grande (MS) entre 25 e 27 de outubro, reunindo lideranças sindicais que debaterão sobre os ‘Desafios e perspectivas do sindicalismo brasileiro no século XXI’. 

A palestra da deputada acontecerá na manhã de sexta-feira (27/10), e versará sobre o tema ‘Inserção das mulheres no sindicalismo, nas relações de gênero e nos espaços de poder político’.

#VanessaDaRosa #RepresentatividadeNegra #Alesc #MulheresTrabalhadoras #EmpoderamentoFeminino #LutaContraRacismo #EducaçãoAntirracista #IgualdadeDeGênero #FETIESC #AntonietaDeBarros #FórumSindicalSul #DesafiosSindicalismo #Política #InserçãoDasMulheres #EspaçosDePoderPolítico

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc