Fetiesc

ANIVERSÁRIO: SINDICRIP se mantém há 71 anos na defesa da classe trabalhadora

Entidade sindical laboral comemora mais um ano de história nesta quarta-feira (26/07)

Nesta quarta-feira, 26 de julho, a família da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC), comemora o marco de 71 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Vidros, Cristais e Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Papel e Papelão de Blumenau e Região (SINDICRIP).

Presidida atualmente por José de Andrade, a entidade sindical laboral possui na base cerca de 1.500 trabalhadores e trabalhadoras, sendo que destes, 270 estão associados ao movimento sindical.

Numa breve retrospectiva dos 71 anos de história da entidade, Andrade destaca as grandes conquistas, lutas e greves pelos direitos dos trabalhadores do setor de cristal, que passou por período de não recebimento das verbas salariais.

Para ele, a luta pelos direitos sonegados e a busca por saídas econômicas para um setor em declínio, como no caso dos cristais, revelam a importância do movimento sindical para a classe trabalhadora da categoria. 

Andrade também lembra que o SINDICRIP é originalmente representante da categoria dos vidros e cristais, que nos anos 1980 empregava mais de cinco mil trabalhadores na região de Blumenau e hoje não emprega mais que 400, o que lhe levou a ampliar a base para representar os trabalhadores do setor do papel que estavam desprovidos de representação de primeiro grau.

Para o futuro da entidade Andrade perspectiva manter “A constante luta junto ao trabalhador e à trabalhadora, para que o SINDICRIP supere esse momento de cortes de verba e criminalização do movimento sindical”.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc