Fetiesc

JUVENTUDE: FETIESC marca presença na primeira edição do Feirão da Aprendizagem de Santa Catarina

A federação é uma apoiadora dessa iniciativa que se repetirá em outras regiões do Estado de modo a possibilitar o ingresso de jovens aprendizes no mercado de trabalho

Uma equipe representando a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), participou na última sexta-feira (01/09) da primeira edição do Feirão da Aprendizagem, realizado no município de São José (SC) e organizado pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA) de Santa Catarina, que tem como gestores o desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti e a juíza Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert. A FETIESC, foi uma das entidades apoiadoras e esteve presente no evento prestando informações sobre o mundo do trabalho e sobre a legislação trabalhista. O professor Sabino Bussanello, o tesoureiro Landivo Fischer e o assessor jurídico André Bevilaqua, estiveram no stand da federação atendendo aos jovens interessados.  

O evento reuniu em um só lugar adolescentes e jovens com idade entre 14 a 24 anos que desejavam ingressar no mercado de trabalho, sem interromper seus estudos; bem como gestores de empresas que buscam criar oportunidades de emprego e entidades qualificadoras de aprendizagem profissional. Treze empresas participaram do Feirão, ofertando em torno de 100 vagas. 

Na cerimônia de abertura, o desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti, agradeceu a participação de todas as entidades e empresas que se juntaram à ação., afirmando que “Vocês não imaginam a felicidade que estamos sentindo por realizar esse evento. Nosso propósito é colaborar para que o problema do trabalho infantil seja extinto da nossa sociedade. Investir no futuro desses jovens é investir em nossa sociedade”, declarou.

O professor Sabino Bussanello, avalia que a realização deste evento foi uma oportunidade fantástica para se debater políticas públicas com uma parcela de jovens que tem muita vontade de se inserir no mercado de trabalho, podendo contribuir com a sociedade e ter uma renda própria. 

A mesma impressão é compartilhada pelo assessor jurídico André Bevilaqua, o qual destaca que o sucesso do evento se deu pela iniciativa do TRT-12  “Aproximar a justiça especializada do trabalho aos jurisdicionados; demonstrando a preocupação do órgão com a importante questão social que é a formação dos jovens e a aproximação ao mercado de trabalho, sempre tendo em vista a necessidade prioritária de incentivar a educação e o ambiente saudável para o seu desenvolvimento”. 

Por seu turno, Bussanello considera que durante o evento foi possível perceber que o próprio segmento empresarial desconhece a realidade deste mercado juvenil e não quer compromisso com ele. Para tanto, ele sugere ser “Importante o movimento sindical inserir a causa dos jovens aprendizes nos processos de negociações coletivas. Podemos criar um banco de dados da juventude catarinense e apresentá-lo nas mesas de negociações de qualquer tipo de sindicato e de qualquer ramo produtivo da indústria catarinense”, recomenda. 

#FeirãoDaAprendizagem #SantaCatarina #MercadoDeTrabalho #Oportunidades #Emprego #AprendizagemProfissional #CombateAoTrabalhoInfantil

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc