Fetiesc

FFS 2023: Paulo Paim participa do Fórum Sindical Sul e recebe ideias para o Estatuto do Trabalho

O senador foi homenageados pelas lideranças sindicais como uma das mais expressivas lideranças brasileiras

Dirigentes e trabalhadores ligados aos departamentos têxtil-vestuarista dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram, na tarde desta quinta-feira (26/10), da palestra sobre o mundo e o estatuto do trabalho com o senador, Paulo Paim (PT-SC), evento esse que faz parte da 15ª edição do Fórum Sindical Sul (FSS 2023), que acontece em Campo Grande (MS). 

Na oportunidade, Paim destacou a importância de contar com o envolvimento do movimento sindical para a elaboração e aprimoramento do Estatuto do Trabalho, de modo a transformá-lo na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) adequada ao mundo do trabalho do século XXI, buscando recuperar os direitos retirados da classe trabalhadora por meio das reformas ultraliberais, dos governos de Temer e Bolsonaro.

Neste cenário, conforme o senador, é importante o Estatuto do Trabalho zelar pelo bem-estar, dignidade e dias melhores  para todos os trabalhadores, isso porque se transforma em um projeto coletivo e não apenas individual, por meio do qual se objetiva zelar pelos direitos e proteção de todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras. “A reforma trabalhista de 2017 foi uma tentativa de desmantelar o direito do trabalho e o sindicalismo brasileiro, sob o pretexto de gerar mais emprego; no entanto se constituiu no ataque mais violento sofrido pela CLT ao longo dos seus 80 anos de história”, considerou Paim ao destacar consequência trágicas como a retirada de direitos, desemprego em massa, ataque aos sindicatos e aumento do trabalho escravo e da informalidade. 

Outra bandeira contemplada pelo Estatuto do Trabalho e defendida pelo senador é a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sendo conforme ele, uma estratégia para aumentar a produtividade, bem como reduzir riscos de acidentes de trabalho e garantir maior qualidade de vida à classe trabalhadora. Por fim, defendeu a constitucionalidade da negociação coletiva de modo a manter o movimento sindical laboral e o fortalecimento da democracia. “O que defendemos é uma contribuição que respeite a decisão soberana dos trabalhadores e trabalhadoras, tomada em assembleia, a exemplo de outras contribuições como no caso da OAB, Imposto de Renda e condomínio”, complementou.

O Secretário-Geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Ednaldo Pedro Antonio, aproveitou o momento para homenagear Paim reconhecendo-o como uma das mais expressivas lideranças brasileiras, que fez da política e da defesa da classe trabalhadora uma “Opção de vida em estar do lado do sindicalismo e dos marginalizados. Pode ter certeza que aonde o senhor estiver nós estaremos atrás”, finalizou. 

O FSS 2023 é organizado por federações e sindicatos dos quatro estados. A programação do evento continua nesta sexta-feira (27/10) com a participação da deputada estadual Vanessa da Rosa (PT-SC) e do líder sindicalista argentino, Ernesto Quiqui Trigo. 

#FórumSindicalSul #FSS2023  #SindicalismoBrasileiro #DesafiosSindicalismo #LiderançasSindicais #NegociaçõesTrabalhadores #MovimentoSindical #UnificaçãoPautaNegociação #Palestras #TrabalhoDigital #EstatutoTrabalho #InserçãoMulheresSindicalismo #RelaçõesGênero #PoderPolítico #ConjunturaPolítica #IntegraçãoLatinoAmericana #DefesaTrabalhadores #IdemarMartini #PauloPaim #MarcosVerlaine #VanessaDaRosa #ErnestoQuiquiTrigo

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc