Fetiesc

Centenas de jovens participam neste domingo do 7º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora

O 7º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora da Fetiesc e CNTI deve reunir mais de 300 jovens trabalhadores, neste domingo (21), no Centro de Educação Sindical da Federação, em Meia Praia, Itapema. Com o tema “Primavera da Juventude: o Brasil também é jovem”, o Encontro inicia às 9 horas com a saudação do presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini, que destaca a importância dos 43 sindicatos criarem a Secretaria da Juventude, bem como de elevarem a participação dos jovens na política. Em seguida, será dada a palavra ao secretário da juventude da Fetiesc e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Plásticos de Brusque, Ednaldo Pedro Antônio, e à secretária adjunta, Stephania Furlani, que é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Indaial. A programação prevê, ainda, a apresentação do Teatro Biriba.

O presidente da Fetiesc conclama o dirigente sindical e a juventude trabalhadora, em especial, a se envolver diretamente na organização sindical e na política partidária: “Acho isso imprescindível, porque o dirigente sindical é agente de transformação da sociedade e precisa se envolver, participar, ter conhecimento sobre o que representa isso”, defende Idemar Martini, lembrando que todas as decisões que tomamos no dia a dia são políticas. “Acho que o movimento sindical está muito tímido, ainda. Se hoje temos uma representatividade dos empresários na Câmara Federal tão expressiva e maior do que a nossa é porque somos omissos, precisamos igualar as forças, porque em um país onde a democracia prevalece devemos ter forças iguais, se só um lado tem força, é imposição. Os sindicatos precisam se envolver mais e buscar espaço na política partidária para combatermos juntos as injustiças na sociedade”, conclui.

O assessor de formação da Fetiesc e ex-prefeito de Itapema, professor Sabino Bussanello, fará a palestra central do evento, abordando a situação política geral do país, com um panorama sobre a importância dos sindicatos organizarem a juventude trabalhadora e construírem espaços de participação social dos mesmos no cotidiano da sociedade civil. O Encontro objetiva conclamar a juventude para a participação ativa na vida política do nosso estado e país, bem como a construção de novas políticas públicas de inclusão e emancipação da juventude trabalhadora. Durante a palestra haverá intervenção do ator Robson Rodrigues, que atuará incorporando vários papéis de atores, relacionados a temática. Após a palestra será servido um coquetel acompanhado de frutas, em frente ao mar, devendo prosseguir até as 16 horas, com animação musical do DJ Cledson, de Blumenau.

webmaster

webmaster