Fetiesc

Fetiesc participa de reunião do Departamento Têxtil

Na sexta-feira, 16 de agosto, o Secretário Geral da Fetiesc Landivo Fischer esteve em Brusque e participou da reunião do Departamento Têxtil da Fetiesc na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest). A reunião acontece mensalmente e discute temas relacionados à classe trabalhadora catarinense.

Os trabalhadores estão perdendo diversos direitos conquistados há décadas pelo movimento sindical, por isso, os sindicalistas realizaram uma análise da conjuntura política brasileira, debateram assuntos como a reforma da previdência, a medida provisória 881 que autoriza trabalho aos domingos, sem pagamento de hora extra, desde que compense com folga em outro dia da semana.

O Secretário Geral da Fetiesc, Landivo Fischer alerta sobre a retirada de direitos da classe trabalhadora e o papel fundamental do sindicato neste momento “Queremos buscar entendimento a respeito de todas essas situações que estão ocorrendo no país. Buscamos trocar ideias e fazer com que as entidades sindicais possam amenizar os problemas que o governo está causando aos trabalhadores. Tivemos a questão da Reforma da Previdência, e recentemente tivemos a MP nº 881, aprovada no Congresso e que retira o direito de trabalhadores, por exemplo, fazendo com que as empresas possam aplicar trabalhos aos domingos, sem pagar horas extras aos trabalhadores. Conversamos sobre esse e demais assuntos, para tentarmos evitar com que cada vez mais diretos sejam retirados”, declarou.

Da mesma forma, a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, ressaltou dois assuntos em pauta: as negociações coletivas, onde foi discutido o andamento das convenções coletivas de cada sindicato, as negociações que já iniciaram e as que ainda estão por vir.
Outro foco foi relacionado à Medida Provisória, nº 881, e a preocupação dos sindicatos e da Federação em torno da medida. “Na nossa avaliação essa MP trouxe prejuízo aos trabalhadores, pois mexe com algumas questões de jornada de trabalho aos domingos, em especial, e também com a questão familiar. Há uma preocupação, até onde essa Liberdade Econômica será benéfica para a classe trabalhadora. Em nossa avaliação é mais uma medida que vem ao encontro de várias perdas que os trabalhadores têm sofrido, de direitos, de benefícios, o que não é positivo para a sociedade brasileira”, acrescentou Marli.
O coordenador do Departamento Têxtil, José Pedro Soares também ressaltou a importância das discussões e da união da força trabalhadora catarinense, na luta de melhorias para o setor têxtil. “Vimos as principais dificuldades que os sindicatos estão tendo em sua região, para que em conjunto possamos fazer algo em prol dos trabalhadores. É uma satisfação muito grande estarmos em Brusque, que é um dos municípios com maior força do estado na área têxtil. Esperamos levar daqui para a Federação propostas consistentes, para fazermos mudanças em relação ao que está acontecendo com as nossas leis trabalhistas”, completou.

Fotos e texto: Assessoria de Imprensa do Sintrivest.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc